Multa do Bafômetro
Ao ser abordado, a autoridade de trânsito suspeitando que você esteja sob efeito de álcool, pode oferecer a realização do teste do bafômetro. No entanto, você não é obrigado a fazer o teste, mas a recusa traz algumas consequências.
Além da Multa do bafômetro ter um valor de R$2.934,70, você terá a adição de 7 pontos no prontuário e a suspensão de sua CNH por 12 meses. Isso pode se tornar um grande transtorno, ainda mais para quem trabalha utilizando os veículos.
Saiba mais sobre a Multa do bafômetro:
Após ser autuado pela recusa em fazer o teste do bafômetro, você receberá uma via do auto de infração, que você pode ou não assinar, pois, não interferirá em nada na aplicação da penalidade ou no recurso contra a Multa do bafômetro.
Em até 30 dias depois deverá ser expedida a notificação de autuação na qual presume-se as seguintes informações:
- Ciência formal do registro da infração; e
- Prazo para apresentar Defesa Prévia.
Além disso, você consegue visualizar a infração referente a Multa do bafômetro através do CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Após receber a notificação, se nao for apresentada a Defesa Prévia ou se for recusada pela autoridade, você receberá a notificação de penalidade, contendo:
- Cobrança da Multa do bafômetro; e
- 7 pontos no prontuário.
Nesta fase, você pode recorrer a JARI ou ao Cetran, em segunda instância, sendo a última possibilidade de anular a Multa do bafômetro.
De forma resumida, se a penalidade de Multa do bafômetro for mantida, o Detran do seu Estado irá instaurar o processo de suspensão do seu direito de dirigir. Por isso não abra mão do seu direito Constitucional de recorrer da Multa do bafômetro.