Ultrapassagem em Faixa Contínua
Dentre todas as infrações de trânsito, a Ultrapassagem em Faixa Contínua é uma das que proporciona o maior risco à vida dos motoristas, principalmente quando elas acontecem em rodovias.
A Ultrapassagem em Faixa Contínua faz parte do conjunto de sinalização horizontal do trânsito. São aplicadas sobre o pavimento com tinta refletiva, normalmente nas cores amarela e branca.
Mais detalhes da Ultrapassagem em Faixa Contínua:
Em geral, existe uma análise bastante criteriosa em relação aos pontos de Ultrapassagem em Faixa Contínua e orisco para as pessoas que fazem parte do trânsito, considerando, principalmente:
- curvas, aclives e declives;
- faixa de pedestres;
- pontes, viadutos e túneis;
- porteiras, cancelas e cruzamentos.
É importante saber que, a multa para a infração de Ultrapassagem em Faixa Contínua tem um diferencial. Uma multa de infração gravíssima costuma ser de R$ 293,47. No entanto, em alguns casos essa infração ainda há um fator multiplicador, que para ultrapassagem proibida é de 5x. Então, a multa de Ultrapassagem em Faixa Contínua sobe para R$ 1.467,35.
Além do valor, por tratar-se de uma infração gravíssima, o CTB determina que a Ultrapassagem em Faixa Contínua indevida adiciona 7 pontos à CNH do motorista.
Saiba que recorrer da penalidade por Ultrapassagem em Faixa Contínua direito que todo motorista tem de se defender e tentar recorrer de multas de trânsito. Para isso, você precisa ficar atento aos prazos para montar sua defesa, ter bons argumentos e saber que os processos de defesa são possíveis em algumas etapas:
- Defesa Prévia;
- Primeira instância (Jari); e
- Segunda instância (Cetran).
Sabemos que a ultrapassagem faz parte do trânsito cotidiano, mas, justamente pelo risco, deve ser tratada com respeito, e algumas dicas básicas podem te ajudar a realizá-las sempre com segurança, evitando multas e penalidades referentes a Ultrapassagem em Faixa Contínua.