Recusar Bafômetro
Recusar Bafômetro pode suspender a sua CNH. O teste do bafômetro é uma das principais formas para verificar se o condutor ingeriu bebidas alcoólicas antes de dirigir.
Este aparelho usado nas chamadas blitz da Lei Seca identifica se há ou não a presença de quantidade no organismo do motorista e em quais quantidades. Acontece que Recusar Bafômetro, pode suspender a Carteira Nacional de Habilitação deste motorista.
Recusar Bafômetro pode suspender a CNH?
A legislação brasileira garante ao cidadão brasileiro a possibilidade de não produzir provas contra si mesmo. Por isso, Recusar Bafômetro é possível, mas terá que arcar com as consequências administrativas previstas por esta recusa.
No artigo 165-A, o condutor que Recusar Bafômetro ou outros testes similares, comete uma infração de trânsito gravíssima, sendo uma penalidade autossuspensiva.
Recusar Bafômetro, então, pode suspender a CNH do condutor por 12 meses. Caso o condutor reincida na mesma infração, ou seja, volte a Recusar Bafômetro outra vez dentro do período de 12 meses, terá sua CNH cassada por 2 anos.
Além desses fatores supracitados, Recusar Bafômetro também pode acarretar em multa. as infrações dessa natureza podem ter o fator multiplicador que, como o próprio nome sugere, multiplica uma multa gravíssima. Neste caso de Recusar Bafômetro, o valor é multiplicado por 10 vezes. Ou seja, o condutor que penalizado por esta conduta, terá de pagar R$2.934,70.
Como podemos analisar, as consequências ao Recusar Bafômetro são muito rígidas, pois, a mistura de álcool e direção são perigosas.
O recurso de infração é um instrumento legal. Neste sentido, ao entrar com o recurso pelo fato de Recusar Bafômetro, os motoristas podem tentar evitar a multa e a suspensão da CNH. O processo para isso pode durar até três etapas e em todos eles, é primordial se atentar aos prazos.